Conheça Uma Barbearia Centenária em Barcelona

Barcelona é a próxima parada da coluna barbearias pelo mundo. E que barbearia, caros barbudos!

Com vocês, a Manolo’s Centenaria. Como o nome sugere, é simplesmente a barbearia mais antiga da capital catalã, fundada em 1854, e uma das mais tradicionais barbearias da Espanha.

Manolo's Centenaria

Cheguei lá no início do verão, nos preparativos para mais um Sónar, festival de arte e música que celebrou 25 anos em 2018.

É simplesmente o final de semana mais lotado de Barcelona. E olha que Barça é uma cidade cheia em qualquer época do ano.

Imaginei que não conseguiria facilmente um horário para o corte. A demora foi de apenas um dia. Liguei na tarde anterior e consegui o primeiro horário da manhã com o simpático Aritz.

A barbearia Manolo’s Centenaria fica na Carrer dels Escudellers 12, uma das ruas conectada às Ramblas, um movimentado calçadão no melhor estilo passarela por onde circulam milhares de turistas e locais em meio a barraquinhas de souvenirs, bancas de jornal e artistas de rua.

A fachada do lugar é simples, com uma porta antiga de vidro verde e uma placa colorida em cima com o nome do barbeiro Manolo. É uma típica barbearia do bairro, com quatro cadeiras e um interior bem iluminado. Não tem luxo. É simples e acolhedora.

Manolo's Centenaria

Pra ter uma ideia, ao longo do corte, senhores de idade entravam e saíam da barbearia, comentando algo que aconteceu no bairro ou uma notícia do jornal. Mais local, impossível!

Aritz, barbeiro tatuadão, foi super profissional. Perguntou o que eu estava fazendo em Barcelona e quando comentei sobre o Sónar, o papo ganhou força.

Me contou que foi DJ e produtor musical (“tengo hits en la escena underground, chico!”). Conhece os promoters e produtores das festas locais, me contou curiosidades sobre os clubs da cidade e deu uma aula particular sobre a cena techno catalã. Nos últimos anos, preferiu dedicar-se à barba porque cansou da noitada…

Manolo's

Tá certo, a noite de Barcelona não é mole, não! Depois do corte, Aritz me apresentou ao Manolo. Quer dizer, ao Manolo filho, que aprendeu a técnica com seu pai.

O sorriso de orgulho de Manolo só me fez ter ainda mais a certeza que escolhi o melhor lugar de Barcelona para fazer a minha barba.

Ao me despedir, Manolo e Aritz me deram de presente uma camisa da barbearia. Não sem antes tirarmos uma foto 🙂

Manolo's
Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *