Um papo sobre pelos brancos e outras dúvidas - Sobrebarba

Um papo sobre Pelos Brancos, Balm x Pós-Barba e outras dúvidas

Hoje eu tava respondendo alguns comentários em vídeos no canal Sobrebarba no YouTube e encontrei algumas perguntas bem interessantes, inclusive sobre pelos brancos, no caminho.

Daí resolvi abrir a câmera e responder melhor num vídeo novo pro canal. E tem alguns temas que valem a pena a gente trazer também aqui pro blog para discutirmos juntos nos comentários! 

Vamos lá!


1. Usar o Balm e o Óleo de Barba pode causar algum problema com pele oleosa?

Não tem nenhum problema em usar Balm de Barba ou Óleo Barba mesmo com a pele oleosa.

Essa é até uma dúvida comum entre barbudos. 

No caso do Balm de Barba, ele é um hidratante não oleoso e muito benéfico para ser usado no rosto todo. Na barba ele hidrata os fios e na pele, ele a função de acalmar e evitar coceira e irritação muito típicas de barbas que estão começando a crescer.

Já o Óleo de Barba, quando é feito somente com óleos naturais de origem vegetal, é seguro e também vantajoso para peles oleosas. 

No caso do Óleo de Barba Sobrebarba, tomamos o cuidado de incluir na formulação os óleos de jojoba e de semente de uva que têm funções de controle de oleosidade excessiva da pele. Assim eles cuidam da pele embaixo da barba sem deixá-la engordurada.

Pode usar sem medo.


Se essa parte da barba que fica no pescoço não aparece por conta do comprimento da barba, por que você precisa raspar?

Essa foi uma pergunta feita em um vídeo em que mostrava como aparar bem a linha do pescoço.

Realmente quando se tem uma barba bem longa, ela pode cobrir a visão do pescoço, mas isso não significa que a gente não possa ou não precise fazer uma limpeza periódica ali.

A limpeza dos pelos na área do pescoço não é só estética, mas também de conforto. É uma região com dobras e os pelos da barba nesta região podem incomodar com o tempo.

É aquela coisa: “precisar raspar” ninguém precisa nada. Mas pode ser bem mais cômodo ter o pescoço sempre limpo. Além de destacar melhor o formato da barba.


Estou com 15 anos e já tenho barba, porém sempre que raspo, meu rosto fica com um pouco de espinhas. Você tem alguma dica de cuidado?

É bem natural ter mesmo essa reação com a lâmina principalmente no início do crescimento da barba, nas primeiras vezes em que se usa uma lâmina. 

E, como no meu caso que tenho a pele sensível a lâminas, essa irritação pode ser pra vida toda! 

Daí a importância de se usar bons produtos tanto pra raspar quanto para o pós-barba.

A dica que dou é usar o Gel de Barbear na hora de fazer a barba. Ele já tem propriedades que preparam a pele para um barbear mais suave evitando irritação.

E, como pós barba, o Balm de Barba. Ele é perfeito pra isso! Hidrata a pele e ajuda na cicatrização e renovação celular.


Estou usando uma loção pós-barba, eu devo passá-la na barba também? Porque eu passo somente onde usei a lâmina. E como faço pra conciliar o Balm e a Loção Pós Barba?

Seguindo o assunto pós barba, você tem duas opções: usar a loção que você gosta sobre a pele depois do barbear e usar o Balm de Barba sobre os pelos da barba.

Uma alternativa mais prática é substituir sua loção pós-barba pelo Balm. 

Ele funciona tanto como um hidratante para os pelos quanto como um excelente pós-barba! 


Tenho 44 anos e agora está começando a surgir fios brancos na barba. Tirei 28 fios brancos e parece que toda vez que arranco os fios com uma pinça, surgem mais. Qual a solução?

Rapaz… uma solução urgente é não tirar mais pelos da barba só porque estão brancos!

Entendo que quando os pelos brancos começam a aparecer, muitos de nós preferem esconder e adiar assumi-los pelo maior tempo possível.

Aconteceu comigo. Só que bem mais novo. De cara minha barba começou a nascer branca no queixo, desde o início. Isso fez com que eu evitasse usar barba por muito tempo.

Até que, depois de pensar muito a respeito, resolvi me aceitar mesmo e assumir os pelos grisalhos na barba. Entender que é uma beleza diferente, só minha. E não um defeito.

Mas claro, se ainda não é o seu tempo pra isso, existem muitas opções!


Eu tenho 36 e já tá aparecendo fios brancos na barba. Sinceramente não tô gostando não. Tem alguma tinta pra usar na barba?

Continuando a pergunta anterior, tem sim muitos tipos de tintura disponíveis hoje no mercado. Desde shampoos tonalizantes até serviços de camuflagem em barbearias.

Eu já experimentei alguns shampoos tonalizantes mas no geral o resultado me pareceu bem artificial.

Já a camuflagem eu vi resultados bem bacanas em outras barbas. Tem até um post aqui no Blog em que acompanhei um serviço deste numa barbearia.

Vale falar com um profissional experiente no assunto e escolher o melhor caminho pro seu caso. 


Querendo deixar a barba crescer, aí parei de cortar ela. Estou parecendo um homem das cavernas. Alguma dica pra deixar a barba crescer sem parecer um troglodita?

Eu gosto muito de aparar nas laterais pra diminuir a impressão de uma barba desgrenhada. São pelos que mesmo com a barba mais longa, você vai aparar constantemente.

Já na parte inferior da barba você pode aparar somente os pelos que vão crescendo mais rápido que os outros. Aqueles que ficam apontando, sabe?

Assim você mantém o formato da barba mais alinhado enquanto ela cresce.


Na hora de usar o óleo de barba, tem problema se o óleo pegar no na pele ou só pode passar nos fios?

Nenhum problema o óleo de barba pegar na pele do rosto. Mas como falei na resposta da primeira pergunta deste post, é seguro desde que o óleo seja de qualidade. De preferência livre de silicone!

O silicone pode dar uma sensação de hidratação intensa na hora da aplicação e deixa o óleo mais denso, parecendo que é mais concentrado. Mas não é real.

Além de ser bem difícil de remover da pele depois, o silicone tampa os poros e não deixa a pele respirar.

um bom óleo de barba feito com ingredientes naturais de origem 100% vegetal, este sim são não só seguros como benéficos para a pele e os pelos.

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.