Esfoliação com barba

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Esfoliação na Barba

Na rotina de cuidado com a barba, o Esfoliante costuma causar mais dúvidas.

Então peguei todas as últimas perguntas que a galera fez aqui no canal e respondi tudo aqui nesse vídeo:

DIFERENTES ROTINAS

Quem não está muito acostumado a uma rotina com esfoliação pode ficar na dúvida: péra lá… precisa dos dois? Qual vem primeiro? E como é faz quem tem barba grande?

São dúvidas muito válidas porque não tem uma rotina única de cuidado.

Você pode ter uma rotina mais enxuta, com Shampoo de Barba pra lavar e depois uma hidratação com Balm ou Óleo.

Ou você pode ter uma rotina um pouco mais completa como um Shampoo e Condicionador de Barba no Banho, depois um Balm e um Óleo de Barba se ela for muito seca.

Até um Modelador de Barba pra finalizar e controlar o volume daquela barba mais rebelde. 


O QUE É UM ESFOLIANTE?

Imagine o esfoliante como uma lixa fina feita pra pele em formato líquido ou pastoso. É um produto que você usa pra causar atrito com a pele.

E esse atrito é benéfico de várias formas. A mais importante delas pra quem é barbudo é evitar nascer pelo encravado no rosto e principalmente aqui na região do pescoço que é onde a gente costuma aparar com mais frequência.

O que gera esse atrito são partículas sólidas bem pequenas usadas na formulação. Por muito tempo eram usadas microesferas de plástico. E ainda tem muito esfoliante por aí que usa, viu. O ruim disso é que o plástico não tem benefício nenhum a não ser gerar o atrito mesmo e ele vai pro mar.

Esfoliante com Sementes de Damasco

O bacana é escolher um esfoliante que use um meio natural de esfoliação. O Esfoliante de Rosto da Sobrebarba, por exemplo, é feito com sementes de damasco trituradas.

A semente de damasco é muito boa pra gerar esse atrito e ainda tem propriedades antioxidantes, que fazem muito bem pra pele. E é biodegradável.


PODE USAR NO ROSTO TODO?

Não só pode como deve! Quando você usa o esfoliante na testa, nariz, maças do rosto, você tá fazendo uma limpeza mais profunda, desentupindo os poros e deixando a pele respirar melhor.

Usando Esfoliante de Rosto

Com o tempo o rosto vai ficando sempre com uma aparência mais renovada, de pele bem cuidada e pode evitar aparecimento de cravos e espinhas.

Quando você usa na área onde nascem mais pelos como no pescoço, essa limpeza mais profunda evita que o pelo encrave. Evita também aquelas bolinhas amareladas de pele irritada depois de barbear, sabe?


O ESFOLIANTE SUBSTITUI O SHAMPOO?

Não substitui porque eles têm funções diferentes.

shampoo de barba tem a função de limpar a pele e os pelos da barba. Ele é seguro pra você usar todos os dias, e ele limpa e hidrata os pelos sem deixar a pele do rosto ressecar.

Já o esfoliante é pra ser usado com menos frequência. É uma, duas vezes na semana no máximo. E a função dele é preparar a pele do rosto para um barbear e remover células mortas. Sabe aquele faxinão que a gente não faz todo dia? É o esfoliante.


BARBA CURTA X BARBA LONGA

O Esfoliante é só pra quem tem barba curta ou pode ser usado também em quem tem a barba longa? Qual seria a melhor forma de usar?

Você pode usar tanto quando sua barba estiver curta quanto longa, mas você vai perceber muito mais os benefícios do esfoliante quando sua barba estiver mais curta ou começando a crescer.

É que na etapa inicial de crescimento da barba a chance de você ter pelos encravados é bem maior.

Os pelos não nascem todos ao mesmo tempo. Você vai percebendo que aos poucos a barba vai ficando mais cheia.

E como os pelos ainda são muito curtos, dá pra esfoliar a pele do rosto sem problema e sem risco de danificar os pelos.

Quando a barba vai ficando maior você precisa tomar mais cuidado porque o atrito do esfoliante sobre os pelos pode sim danificar os fios.


DEPOIS DA ESFOLIAÇÃO

E depois dessa esfoliação toda, SEMPRE use um Balm de Barba. Porque o atrito do esfoliante também causa um micro-abrasão na pele e o Balm ajuda a cicatrizar e também a renovar as células.


A FREQUÊNCIA IDEAL

O recomendado do esfoliante é até duas vezes na semana porque mais que isso não tem necessidade.

Se você costuma ter muito pelo encravado, ou vai fazer a barba, usa o esfoliante antes.


PODE USAR NA CARECA?

Você pode usar, sim, na cabeça. Aliás, é muito bom pra quem é careca, mas eu acho legal usar o esfoliante ANTES de raspar e não depois.

Se você usa antes no couro cabeludo você desobstrui os poros.

Enxague o esfoliante e aí você raspa normalmente. E pode usar Balm de Barba na cabeça também, sim!

É muito refrescante e evita a irritação no couro cabeludo.



E esse foi o guia completo de uso de esfoliante de rosto em quem tem barba.

Se ainda ficou alguma dúvida ou se você tem uma técnica aí de uso que funciona bem pra você, compartilha aqui nos comentários!

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.