Três rituais infalíveis pra cuidar bem da sua barba

Quando você finamente deixa a barba crescer e começa a cuidar bem dela, uma das primeiras coisas que muda é o seu ritual. Já não basta só jogar aquela água na cara e dar uma ajeitada no cabelo e tudo bem com o visual.

Agora você tem uma barba pedindo cuidados e, se você não cuidar direito, ela vai se revoltar, meu amigo!

Mas a boa notícia é que não precisa muito esforço pra deixá-la macia, hidratada e de bem com o seu rosto.

É importante entender que cada barba é única. Por isso, o legal é você experimentar até descobrir aquela rotina que funciona melhor pra você. Em pouco tempo cuidar direito da sua barba será tão natural quanto escovar os dentes.

E pra dar uma força, separei aqui três rituais que, pelo menos pra mim, são infalíveis:


Atrasadão de manhã

Barbudo atrasado quebrando o despertador

Nesses dias, o foco é ter a barba limpa e hidratada, sem tempo a perder. São dois passos apenas:

  1. Shampoo + Condicionador de Barba: assim que entrar no banho já lave o rosto com o shampoo de barba e, em seguida, a aplique o condicionador. Deixe o condicionador agir enquanto você lava todo o resto e só o enxágue no final. Este tempo do condicionador em contato com a barba faz toda diferença.
  2. Balm ou Óleo de Barba: tanto o Balm quanto o Óleo são ótimos hidratantes sem enxágue. Se sua barba é mais longa ou ressecada, vai de Óleo. Ele hidrata e cria um filme protetor em torno dos fios que evita o ressecamento ao longo do dia.


Serviço completo pra começar o dia confiante

Barbudo confiante

Estes são os dias em que aproveito pra raspar o pescoço, dar aquela delineada na barba e tirar a cara de náufrago. E mesmo assim é bem simples:

  1. Shampoo + Condicionador de Barba: primeira coisa a se fazer no banho. E enquanto você deixa o condicionador agir na barba…
  2. Esfoliante de Rosto: passe o esfoliante mas maçãs do rosto, nariz, testa e pescoço. Ele limpa profundamente, desobstrui os poros e evita aqueles pelos encravados. Perfeito pra usar antes de fazer a barba. Quando enxaguar, aproveite e já enxágue também o condicionador da barba.
  3. Gel de Barbear: saindo do banho aproveite o rosto ainda quente e use o Gel de Barbear pra raspar o pescoço e as áreas do rosto que estiverem com pelos a mais. O bacana é que ele é transparente e dá pra raspar sem o perigo de tirar o que não deve. A sua barba agradece.
  4. Balm de Barba: além de um hidratante para os pelos, o Balm é um excelente pós-barba com propriedades calmantes e cicatrizantes. Use no rosto inteiro, até na testa se quiser. Refresca até a alma.
  5. Óleo de Barba: pra fechar, aquelas gotinhas de Óleo de Barba que deixam a barba bem hidratada e evitam que ela resseque durante o dia. E se você tem um bigodão ou a barba amanheceu rebelde, pode acrescentar aí, por último…
  6. Cera de Bigode / Modelador de Barba: a cera evita que os fios do bigode entrem na boca, dando um visual mais alinhado. E o Modelador bota aqueles fios rebeldes da barba no lugar sem deixá-los duros. A barba fica alinhada, com volume controlado e um aspecto bem natural.


Barba que dorme hidratada acorda feliz

Barbudo meditando de manhã, feliz da vida.

Se a sua barba é como a minha que acorda ressecada pra caramba, de mal com a vida, descobri recentemente um truque que tem me ajudado bastante:

  1. Balm de Barba antes de cair na cama: o Balm tem uma textura muito leve e que é absorvida rapidamente sem deixar o rosto nem os fios engordurados. Por isso ele pode ser usado logo antes de dormir. O aroma é leve e dá aquela sensação de limpeza gostosa na hora de deitar. E ele protege contra o ressecamento, ainda mais se você dorme com o ar condicionado ligado no talo. Experimenta e me fala!

Estes são 3 rituais que eu costumo fazer com a minha barba que é longa e ressecada.

Qual o seu ritual? Divide com a gente aí nos comentários!

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *