Amigos barbudos na final do Prêmio Jabuti com livro sobre Abrolhos

A gente ficou felizão nesta semana com a notícia de que nossos amigos barbudos Jaime e Rapha, também conhecidos pelo seu projeto Miramundos, são finalistas do Jabuti, o prêmio mais importante de literatura do país, com o livro “Abrolhos – Terra e Mar”, resultado de uma expedição no ano passado em que os caras pedalaram, nadaram, correram e tiraram muitas fotos para documentar a cultura e a natureza da região.

“Acho que acabamos entrando pra lista dos finalistas porque a gente apresentou a região de uma forma inédita.

Sempre que se fala em Abrolhos só se pensa em mar, mas o banco de Abrolhos, que é a parte rasa, tem uma extensão enorme”, conta Rafael Duarte, que concebeu todo esse projeto junto com Jaime Portas Vilaseca.

O livro concorre na categoria “Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática”, e a decisão de inscrevê-lo nesse recorte foi “quase política”, conta o Rafa: “Apesar de ser um livro artístico, decidimos não inscrever na categoria de fotografia.

Acho que ele tem uma relevância maior do ponto de vista natural, já que é um grande alerta para a [preservação da] região”.

Inclusive, a expedição dos Miramundos começou em abril do ano passado, meses depois de serem encontrados na região de Abrolhos resíduos do desastre da lama de Mariana, uma ameaça grave ao santuário de Abrolhos.

“O Jabuti é um prêmio muito disputado, todas as principais editoras do país se inscrevem. Então só de estar entre os 10 finalistas da categoria é uma conquista pra gente. E foi um trabalho muito em equipe, todo mundo que participou tem sua parcela no mérito”.

A final do prêmio acontece no dia 30 de novembro em São Paulo, e a gente, é claro, já está torcendo! =)

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *