Barba na Onda de Calor

O Que Fazer Com a Barba Nessa Onda de Calor

O calor tá cada dia mais intenso, e o inverno mal acabou!

São nesses dias mais quentes que surgem algumas dúvidas sobre o que fazer com a barba tão bem cultivada ao longo do ano.

Melhor raspar? Diminuir um pouco o tamanho? Quais os cuidados que não podem faltar pra garantir uma barba saudável e ao mesmo tempo confortável de usar?

Já te dou um spoiler: dá pra ficar seguro e confortável sem sacrificar seu estilo pra isso. ;D}}

Raspar ou não raspar? Eis a questão.

Você pode aparar a barba mais rente ou até mesmo mantê-la longa numa onda de calor. Ao contrário do que muitos pensam, o tamanho não influencia no conforto que você vai sentir.

Na verdade a barba mais protege do que de fato aquece seu rosto.

Tem um estudo feito na universidade de Queensland, na Australia, que indica que mesmo barbas mais curtas podem proteger o rosto contra os raios nocivos do sol. Claro que mesmo barbudo você não pode deixar o protetor solar de lado!

Pra saber qual o fator de proteção natural da sua barba, aqui tem um post com todos os detalhes desse estudo.

Talvez a ideia de que a barba aqueça o rosto vem do fato de que ela realmente protege contra o frio no inverno.

Só que do mesmo jeito, ela também pode proteger contra o calor dispersando melhor o suor que evapora do seu rosto.

E é justamente nesse ciclo de mais calor > mais suor que a gente precisa tomar mais cuidado!

Lave com mais frequência

Numa onda de calor como esta, nós suamos mais e a barba pode acumular mais sujeira ao longo do dia.

Por isso a regra número 1 pra qualquer barbudo no calor é: lave o rosto com mais frequência usando um bom shampoo de barba

Lavar com sabonetes ou shampoos convencionais pode piorar a situação já que eles são feitos com tensoativos que removem a hidratação natural da pele deixando a barba mais ressecada e, consequentemente, mais difícil de controlar.

Se o shampoo é específico para o rosto ele pode ser usado diariamente. Gosto de lavar a barba pelo menos duas vezes ao dia: uma logo de manhã e outra no comecinho da noite.

Pra quem tem barba mais longa e toma banho logo antes de dormir, é uma boa ideia usar um secador com o vento na temperatura fria.

Não durma com a barba ainda úmida. Assim você evita a proliferação de fungos e bactérias durante a noite.

Hidrate o corpo além da barba

Beba água com frequência. A hidratação vem de dentro pra fora e no calor ela é ainda mais necessária.

E hidrate a barba com Balm ou Óleo de Barba.

O Balm tem uma textura mais leve e refrescante e pode ser usado a qualquer hora ao longo do dia. Eu curto levar o Balm comigo sempre que vou à praia ou à piscina.

O sal e o cloro ressecam muito a pele e, de carona, ressecam a barba. Uma passadinha do Balm depois de um mergulho faz toda a diferença.

Óleo de Barba também é super importante no calor. Ele cria um filme protetor em torno dos fios e evita que eles ressequem ao longo do dia, já que o seu suor também pode ressecar os pelos.

Pode parecer contraditório, mas mesmo quem tem pele oleosa pode usar umas gotinhas do Óleo sem medo.

A gente tomou cuidado de colocar a quantidade certa de Óleo de Semente de Uva e Óleo de Jojoba na fórmula.

É que estes óleos têm propriedades adstringentes e ajudam a controlar a oleosidade da pele.

Tenha sempre um pente à mão

Quem penteia a barba com frequência sabe: é um vício. E tem seus motivos: pentear acalma, ajuda a alinhar os pelos e o passar do pente estica os fios ajudando a circular melhor o ar, dando uma refrescada nos momentos mais quentes do dia.

Além disso, enquanto penteia, você deixa de mexer na barba com os dedos. Quem aqui nunca passou horas futucando a barba e quando viu já tinha um mar de pelos soltos?

Mexer demais na barba também aumenta o acúmulo de sujeira, oleosidade e o atrito entre os fios danifica a estrutura deixando a barba com um aspecto mais desgrenhado e com pontas duplas.

Por isso, por mais irresistível que seja , tire a mão da barba! E um bom jeito é trocar os dedos por um pente, de preferência de madeira, que não gera eletrostática nos fios.

Quer saber qual o melhor modelo pra você? Aqui tem um post com dicas de como escolher seu pente ideal.

E você? Tem mais algum cuidado que você toma com a sua barba nos dias mais quentes? Divide aí com a gente nos comentários.

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *