Foi dada a largada do Projeto Carbono Zero Sobrebarba

Há dois anos a gente vem, em parceria com o IDESAM, revertendo parte das vendas dos produtos Sobrebarba para o reflorestamento da Reserva do Uatumã, na Amazônia.

E essa semana tivemos a primeira reunião com o Mariano, do IDESAM, para falarmos sobre uma nova etapa dessa parceria: neutralizar 100% das emissões de carbono geradas pela Sobrebarba e nos tornarmos uma empresa Carbono Zero. Empolgação é o que não falta!

Berçário de mudas em um dos SAFs da Reserva do Uatumã
Berçário de mudas em um dos SAFs da Reserva do Uatumã

O programa de neutralização de carbono proposto pelo IDESAM (PCN) funciona assim: compensa-se a emissão de gases de efeito estufa (GEEs) através da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em áreas degradadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã (RDS do Uatumã), localizada na região nordeste do Estado do Amazonas.

O mais trabalhoso vai ser quantificar exatamente a nossa emissão de gases, desde a fábrica onde são feitos os produtos Sobrebarba até as gráficas que usamos para impressão dos rótulos, o papel usado na impressão das Notas fiscais, o transporte dos produtos, tudo! E já estamos com a mão na massa.

Além disso, a gente vai promover uma aproximação maior entre a Sobrebarba e o IDESAM. Nessa reunião a gente fechou um plano de divulgar com mais detalhes o plantio das nossas árvores e mostrar os benefícios que elas estão trazendo para as comunidades locais. Fica ligado que novidade é o que não vai faltar e você é parte central de toda essa história.

Viu como tem muita coisa bacana para acontecer em 2018? Se tiver qualquer ideia ou sugestão, manda aqui pra gente nos comentários.

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *