O melhor jeito de cuidar da sua barba nesse inverno

Como diria o finado Jon Snow, o inverno chegou, meu camarada! ❄️

Agora sua barba tem uma função extra: proteger seu rosto contra o vento e o frio. E quem é barbudo sabe que isso ela faz muito bem. ;D}}}

Só que esse escudo natural que cresce no seu rosto sofre com o frio e os pelos podem ficar bem mais ressecados e quebradiços nessa época.

Por isso você precisa ter cuidado redobrado com a barba no inverno:

Nada de água quente

Banho quente no inverno é difícil de resistir, mas lavar a barba com água quase pegando fogo é um perigo.

Quanto mais quente, mais a água remove a hidratação natural da pele do seu rosto e dos pelos. Um nocaute na barba bem cuidada. 

Por isso o ideal é água fria. Mas se um banho gelado no inverno não for sua praia, use pelo menos água morna no banho ou deixe pra lavar a barba depois na pia.

Condicionador de barba: dia sim e outro também

Depois de lavar o rosto com um shampoo específico para barba, use um condicionador de barba.

Sempre falo aqui nos posts e é sempre bom reforçar: não use shampoos e condicionadores convencionais de cabelo. Eles são feitos para o couro cabeludo e não seu rosto.

Já produtos para barba têm um pH fisiológico e não agridem a pele. Por essas e outras podem ser usados todo dia!

A técnica do Co-Wash

Tem uma técnica que dá pra você usar no inverno que pode ser bem útil, principalmente se sua barba é mais ressecada. É o que alguns chamam de “co-wash”, ou, “lavar com o condicionador”.

É o seguinte: uma vez na semana, naquele dia mais frio que você não suou demais e a barba está limpa, pule o shampoo e “lave” só com o condicionador.

A dica é usar o condicionador logo no início do banho, deixar ele agindo na barba e enxaguar bem no final. Experimenta e depois me conta aqui o que achou. Pra mim funciona que é uma beleza!

A boa e velha hidratação

Não importa a época do ano, deixar a barba bem hidratada é essencial pra que os fios fiquem mais alinhados, com aparência bacana e sem arranhar.

Só que no inverno esse momento é ainda mais importante.

Uma boa é usar balm e óleo de barba juntos. Primeiro o balm e logo na sequência umas gotas de óleo. Essa combinação dá aquela turbinada na hidratação e faz uma diferença em quem tem a barba mais ressecada.

Pra fechar, penteie com um pente de madeira ou uma escova para barba. Assim você distribui melhor o balm ou óleo por toda extensão dos fios e ainda dá aquela alinhada nos pelos.

Cuidado com a umidade

No frio a barba pode demorar mais a secar. Por isso cuidado pra não dormir com ela ainda úmida. Seque bem pra evitar o surgimento de fungos e problemas na pele embaixo da barba.

Pra secar não tem segredo: toalha ou um secador na temperatura mais baixa possível. O ar muito quente também danifica os fios e pode deixá-los frágeis e quebradiços.

Eu não uso secador, mas em outros posts aqui alguns barbudos já disseram que curtem usar balm antes. E faz todo sentido. Ele protege melhor os fios e ainda ajuda na hidratação.

É isso! Se tiver mais alguma dica, divide aí com todo mundo nos comentários.

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *