O Fim Daquela Coceira na Barba

Atire o primeiro barbeador quem nunca teve coceira na barba!

Em maior ou menor grau todo mundo passa por isso, principalmente no início da fase de crescimento dos fios.

Não é à toa que muitos aspirantes a barbudo acabam desistindo no meio do caminho. Mas quais as causas e como o acabar com esse mal pela raiz?

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 

AS CAUSAS DA COCEIRA E IRRITAÇÃO NA BARBA

Tem dois motivos que são responsáveis pela maioria dos casos de irritação e coceira na barba: o jeito com que o fio cresce no rosto depois de aparado e a falta de hidratação.


O FORMATO DOS PELOS NO ROSTO

Os pelos da barba costumam ser mais achatados, o que faz com que eles sejam também naturalmente mais enrolados ou crespos.

Formato do pelo

E quando a gente faz a barba, a lâmina corta o pelo bem rente à pele deixando a ponta angulada, como se fosse uma agulha.

Assim que o pelo cresce de novo a tendência é que ele se curve e a ponta começa a esfregar sobre a pele causando essa coceirinha típica da barba curta.


FALTA DE HIDRATAÇÃO

O uso de shampoos convencionais de cabelo ou certos tipos de sabonete podem remover grande parte da hidratação natural da pele deixando o rosto mais ressecado.

Assim a pele pode ficar mais sensível e descamar.

Isso pode gerar desde uma percepção de caspa na barba até pelos encravados, já que a descamação acelera o acúmulo de células mortas sobre os poros.


ATACANDO O MAL PELA RAIZ

O bom é que dá pra diminuir bastante as chances de coceira, irritação, descamação e até pelos encravados só com esfoliação semanal e hidratação diária.


1. ESFOLIAÇÃO SEMANAL

Usar um bom esfoliante de rosto pelo menos uma vez por semana é o suficiente pra você se livrar do acúmulo de células mortas depositadas próximo à raiz dos pelos.

Esfoliante de rosto

As micropartículas do esfoliante são sementes de damasco trituradas e têm efeito antioxidante.

Elas fazem uma limpeza mais profunda deixando o caminho fica livre para os pelos recém cortados (ou aqueles novos que estão nascendo) romperem a camada mais superficial da pele com facilidade, sem encravar.


2. HIDRATAÇÃO DIÁRIA

Com a pele já mais limpa e com os poros desobstruídos, a hidratação é essencial pra que o rosto não fique ressecado e descamando com facilidade.

É aí que entra o balm de barba. Ele tem dupla função neste caso: hidratar a pele e os pelos da barba e também evitar a coceira e irritação causada por aqueles pelos mais curtos nascendo.

Homem usando Balm

Ele consegue fazer isso graças ao extrato de algas marinhas, alce vera e óleo de melaleuca presentes na fórmula.

Isso deixa o balm com propriedades não só hidratantes, mas também cicatrizantes, calmantes e anti-inflamatórias.

Com essa combinação você vai diminuir drasticamente as chances de coceira.

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *