Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol

Que a barba pode proteger o rosto contra os raios solares, isso muita gente já sabe. Há até quem diga que a barba é um protetor solar natural.

Mas qual é esse fator de proteção? O quanto realmente a barba protege dos raios UV?

E não é que pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália (um país tão ensolarado quanto o Brasil), bolaram um jeito de medir isso?

Pra descobrir o nível de proteção solar da barba, eles equiparam cabeças de manequim com dispositivos que medem a radiação UV.

Uma delas tinha uma barba longa, outro tinha uma barba relativamente curta, e um terceiro manequim estava com o rosto liso.

Essa aqui é a tabela com o tamanho de cada barba usada nos manequins do estudo:

Tabela 1: Tamanho dos pelos da barba em cada região do rosto

O passo seguinte foi botar estas cabeças em um dispositivo que as girasse para que todas elas tivessem a mesma quantidade de incidência do sol.

Então começaram a medir, de hora em hora, a exposição aos raios UV. Quando os dados foram finalmente coletados, eles descobriram que o fator de proteção solar (FPS) fornecido pela barba varia entre 2 e 21. Essa variação acontece por conta do ângulo em que o sol incide no rosto e o tamanho da barba (o estudo usa como base o ângulo do Zênite solar).

Se você quiser ver mais detalhes técnicos sobre o estudo, aqui tem o relatório completo (PDF em inglês). 

Níveis de exposição aos raios UV (%)

Segundo o estudo, o nível de exposição aos raios UV do sol é maior em rostos sem barba, tendo uma queda considerável quando se tem barba, mesmo que curta.

Níveis de exposição aos raios UV (%)

Mesmo barbudo, cuidado com o sol forte

Na média, quanto mais longa a barba, maior a proteção. Porém, os pesquisadores perceberam que com o sol incidindo com mais intensidade, como no meio da tarde, a barba não chega a ser um protetor tão eficaz e a diferença de proteção entre uma barba longa e mais curta diminui.

Por isso, mesmo com essa proteção natural crescendo no seu rosto, nunca deixe de usar protetor solar. E evite sempre o período de sol mais forte.

E pra saber mais sobre como cuidar da barba durante os dias mais quentes do ano, clique aqui.

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *