Este é um ótimo jeito de pentear a barba corretamente

Manter os fios da barba alinhados é um passo importante no cuidado diário. Apesar de simples é comum surgirem dúvidas como: qual o modelo de ideal de pente? E a frequência? Existe uma técnica certa? Juntei as principais respostas aqui.


Como escolher o modelo certo para minha barba?

Primeiro evite pentes de plástico. Normalmente a barba é bem mais seca e desgrenhada que o cabelo, e o atrito com o plástico aumenta a carga eletrostática dificultando o controle do volume.

Por isso uma boa alternativa são os pentes de madeira. A madeira não gera eletrostática e assim não arrepia ainda mais os fios.

pentes de madeira

Além disso, bons pentes de madeira têm seus dentes cortados e lixados um a um e depois encerados. Isso faz com que eles corram melhor entre os fios mais irregulares da barba sem danificá-los.

Na hora de escolher o seu, leve em conta o tamanho e a espessura dos fios da sua barba.

Barba com fios mais grossos, mais ondulados ou mais longos precisam de um pente com dentes maiores e mais espaçados. Assim ele desembaraça melhor os fios sem arrebentá-los.

Já barbas mais finas, mais lisas ou mais curtas precisam de um com dentes mais finos menos espaçados.

Aqui você encontra quatro modelos com diferentes tamanhos, espessuras e espaçamentos entre os dentes. Tem pra todo tipo de barba.


Qual o melhor jeito de pentear?

1. HIDRATE

A primeira coisa que você precisa fazer é hidratar a barba. Usar um Balm ou Óleo de Barba é importante pra distribuir melhor a o óleo ou balm por toda a extensão dos fios. Mais hidratados, eles desembaraçam e ficam alinhados mais facilmente, sem quebrar.

2. A DIREÇÃO CERTA

Se você tem a barba curta, penteie no sentido dos fios aproveitando para massagear a pele do rosto embaixo da barba. Pentear com frequência enquanto a barba cresce ajuda também a acostumar os fios no sentido certo.

Se você tem a barba grande, provavelmente já tem sua própria técnica de pentear. Eu sempre usei o pente no sentido dos fios, mas recentemente um barbeiro me deu uma dica que achei interessante e vale experimentar: comece penteando de baixo pra cima e no sentido pra fora do rosto, como se quisesse aumentar muito o volume da barba. É ótimo pra desembaraçar algumas áreas que normalmente o pente não alcançaria. 

Em seguida penteie de cima pra baixo no sentido dos fios, como se faz normalmente. Assim você vai acertando o formato e o volume que deseja. Nessa hora você pode usar também um pouco de modelador de barba sobre aquelas áreas mais difíceis de controlar. O modelador tem um fator de fixação moderado para segurar os fios mais rebeldes no lugar.

3. DEVAGAR E SEMPRE

Nunca passe o pente muito rápido na barba. Vá com calma e bem devagar pra evitar arrebentar os fios. Eles são mais grossos que seu cabelo mas não são de aço.

4. NÃO SE ESQUEÇA DO BIGODE

Se você usa o bigode mais longo, aplique um pouco de cera na ponta dos dedos e puxe o bigode para fora. Assim os fios não ficam caindo sobre a boca. Se preferir, termine de alinhar o bigode com um pente menor, como o de bolso.


Quando devo pentear a barba?

A melhor hora é depois de lavar e hidratar. Mas cuidado: não penteie com a barba ainda molhada depois do banho! Você pode acabar arrancando mais fios da barba ao fazer isso. Sempre seque e hidrate a barba antes!

Se você usa um secador, seque primeiro com uma temperatura bem baixa ou fria e só depois penteie. Depois, ao longo do dia, você pode voltar a pentear sempre que sentir necessidade. Ter um pente sempre à mão é bom também pra evitar ficar mexendo demais na barba.


E a Escova? É melhor que o pente?

Ambos têm suas vantagens. Escovas normalmente usam pelos de algum animal como javali ou cavalo. Apesar de escovas de pelo de javali serem mais eficazes no controle do frizz, elas não são tão portáteis quanto um pente. Elas funcionam muito bem pra acostumar os fios na direção certa. 

homem escovando a barba

pentes para barba são melhores para estilizar, dar formato, desembaraçar e também ajudar na hora de aparar a barba e cortar aquele fio que cresce mais rápido e fica apontando pra fora.

É um acessório mais prático, que pode ser carregado no bolso e usado ao longo do dia. 

Pentes de madeira

Por outro lado a madeira não é 100% impermeável. Por isso tome cuidado com seu pente e não o deixe submerso ou em contato com água por muito tempo.


Como limpar o Pente de Madeira?

O pente de madeira não precisa ser limpado toda hora. Isso porque normalmente é usado logo após o óleo ou balm e estes produtos ajudam a manter a madeira sempre bem tratada e lubrificada, impedindo a penetração da água e sujeira.

Porém você pode limpá-lo eventualmente com ajuda de uma escova de dentes seca. Passe a escova entre os dentes para remover qualquer resíduo ou fios presos e o mantenha sempre seco. Assim o seu pente de madeira vai durar muito mais.

E você? Tem mais alguma dica ou sugestão para uso do pente? Conta pra gente aqui nos comentários:

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *