Como Hackear uma Barba Ressecada | Dicas pra uma barba macia

Quando comecei a deixar a barba crescer o primeiro grande problema que tive foi que a minha barba era muito seca. Extremamente ressecada.

E tem muito homem que até desiste de ter barba por causa disso.

Na época não tinha produto nenhum pra barba aqui no Brasil e eu tinha que me virar com o que encontrava na farmácia. Não preciso nem entrar em detalhes aqui de como não funcionava, né? Sem contar o cheiro forte de produtos pra cabelo na cara.

Alguns anos depois, nós homens barbudos já temos uma quantidade enorme de produtos feitos especialmente para os pelos mais grossos e ressecados das nossas barbas.

Só que mesmo assim, tem umas épocas em que a barba teima em ficar mais seca mesmo tomando todo o cuidado. Então o que fazer nesses dias?

Além do básico

Usar um bom shampoo e condicionador específicos para barba e hidratar com balm ou óleo logo em seguida você já deve saber. Se não, clica aqui pra ler o guia do barbudo de primeira viagem.

Agora, se você já é um mestre Jedi barbudo e sabe que o resultado do uso diário de bons produtos pode variar, dependendo da alimentação e até o clima, também sabe que o que não pode faltar é um bom óleo de barba.

Cada vez que a minha barba se revolta eu experimento alguns jeitos diferentes de usar o óleo e, ultimamente, dois desses “hacks” estão fazendo uma grande diferença. Por isso vim aqui dividir com você:

1 – Leva o óleo pro chuveiro

Shampoo e condicionador específicos pra barba é de lei. Isso não tem o que discutir. Eles fazem mesmo uma diferença mas dá turbinar essa hidratação em dias de barba muito seca.

Logo no início do banho, depois de lavar o rosto com shampoo de barba, misture na mão mesmo um pouco do condicionador com algumas gotas de óleo de barba.

É mais ou menos como óleos corporais que deixam a pele com uma sensação maior de maciez.

óleo de barba misturado com o condicionador de barba pode dar um resultado imediato nos fios mais secos.

A dica é fazer isso logo no início do banho e deixar pra enxaguar bem no final.

2 – O Balm é só o começo

Esse pra mim já é um clássico. Saiu do banho, secou a barba de leve com uma toalha, passou aquele balm pra hidratar e refrescar? Pronto, nem precisa esperar e já aplica o óleo de barba por cima.

O óleo fica bem mais fácil de ser espalhado por toda a extensão dos fios quando aplicado com a barba ainda úmida ou logo depois do balm. E ainda cria uma camada em torno dos fios que vai evitar que ela resseque rápido.

Essa técnica eu uso mais de manhã e nos finais de semana antes de sair de casa.

Já à noite, antes de dormir, sempre uso balm. Essa hidratação pré-cama é tiro e queda pra manter os fios hidratados até a manhã seguinte.

3 – Beba e Corra

Nunca é demais reforçar: a principal hidratação vem de dentro. Excesso de álcool e falta de água também são um veneno pra barba. E só tem um jeito de resolver isso: hidrate-se bem, meu camarada.

Outra coisa importante: exercício físico. Correr, caminhar, jogar futebol, pedalar, tá tudo valendo. Quando a gente se move (e come bem!) os nutrientes chegam melhor até a os folículos.

Se faz bem pra sua saúde faz bem pra sua barba. Lembre-se disso.

E você? Já inventou algum jeito resolver os dias que a barba fica seca demais? Conte aqui nos comentários! Quem sabe já não rende uma continuação desse post com suas sugestões?

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *