Descubra como evitar e tratar a caspa na barba

Taí uma das dúvidas (e um dos problemas) mais comuns entre barbudos. Mas o que de fato é a tal caspa e porque ela surge também na barba?

E, principalmente, como resolver de vez esse problema?


Pele ressecada

Na maior parte das vezes a caspa na barba é um sintoma da pele do rosto que está muito ressecada. Quando ela está muito seca, ela tende a descamar.

Terreno árido extremamente ressecado

Isso normalmente acontece quando usamos shampoos convencionais de cabelo ou certos tipos de sabonete que agridem a pele. Uma boa maneira de cortar o mal pela raiz é usar um bom shampoo específico para a barba e o rosto.

Um shampoo de barba não contém tensoativos comuns em um shampoo para o cabelo. Assim ele limpa os fios da barba sem deixar a pele seca embaixo deles. Pele mais hidratada = menor chance de descamar.

Homem lavando a barba

O uso diário de um óleo de barba logo depois da limpeza também é importante. Ao contrário do que muitos pensam, o óleo de barba não serve só para a superfície dos pelos faciais. Ele é benéfico quando aplicado desde a raiz, em contato com a pele. Principalmente se é feito só com óleos naturais de origem vegetal, sem silicones.

Alguns óleos vegetais como o de jojoba e semente de uva, presentes em óleos de barba, ajudam inclusive a regular a oleosidade excessiva da pele. Aqui tem mais informações sobre a composição de um bom óleo de barba


Dermatite

A dermatite seborreica (ou seborreia) é uma inflamação que acontece na pele ou couro cabeludo e tem como característica vermelhidão, coceira e escamas brancas ou amareladas, de aspecto mais oleoso.

Dermatite Seborreica

Ela surge quando existe um acúmulo maior de sebo, seja por estresse, problemas hormonais, certos medicamentos ou consumo de bebidas alcoólicas.

E quando essa liberação excessiva de oleosidade da pele ocorre numa região com pelos, o surgimento de caspa é comum. Nestes casos é melhor consultar um dermatologista. Um profissional vai entender melhor a causa da dermatite e oferecer o tratamento mais eficaz e seguro.


5 Dicas para prevenir a caspa na barba

  1. Use sempre produtos específicos para cuidar da barba. O couro cabeludo é muito diferente do seu rosto e shampoos convencionais ou até mesmo shampoos anti-caspa podem fazer mal para sua pele.
  2. Lave a barba diariamente. E sempre que lavar, você precisa secá-la bem com uma toalha ou um secador – de preferência na temperatura fria ou mais baixa possível – para não danificar os fios. Uma barba úmida pode acumular fungos e isso pode gerar infecções.
  3. Use um esfoliante facial duas vezes por semana. Sua pele está constantemente sendo renovada e o esfoliante remove o acúmulo de células mortas deixando o caminho livre para os fios crescerem sem encravar nem inflamar.
  4. Evite passar a mão na barba com frequência. As mãos podem levar mais oleosidade para os fios e o rosto além de danificar os fios com o atrito constante. Se o vício em passar a mão na barba é forte, tente substituí-lo por um pente de madeira.
  5. Quando for se barbear ou raspar alguma região como o pescoço, nunca faça a seco! Use um bom creme ou gel de barbear. E na sequência use um Balm ou pós-barba para ajudar na cicatrização e renovação das células e evitar inflamação.

É isso. Tomando os cuidados certos sua barba vai crescer livre de caspa e com aparência mais saudável. 

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *