Como escolher o kit certo para o seu tipo de barba

Cada barba é única e tem características próprias. E pra cada caso existem produtos específicos que ajudam a deixá-la mais macia, hidratada e com um aspecto mais saudável.

Barbas mais longas, por exemplo, costumam ficar mais ressecadas enquanto barbas mais curtas podem irritar a pele e causar coceira, principalmente no início da fase de crescimento. Pelos encravados também são um problema comum nesse estágio.

Pra ajudar na hora de escolher o que é melhor pra você e sua barba, aqui vão algumas dicas com base nestas diferenças.

Barba curta ou ainda no início do crescimento

Homem com a barba curta

Essa é uma fase em que muito barbudo sofre com coceira e pele irritada. A dica aqui é manter o rosto sempre limpo e bem hidratado. Por isso, na hora de escolher o seu kit, procure aquele que tem shampoo e balm de barba. Estes são dois produtos essenciais.

O balm foi criado justamente para essa fase em que a barba está começando a crescer. Por isso ele tem na fórmula óleo de melaleuca que ajuda no combate à coceira. Além disso, ele tem extrato de algas marinhas e aloe vera que combatem a irritação da pele e refrescam.

Não é à toa que o balm é muito usado também como um excelente pós-barba e hidratante para o rosto todo.

E se você costuma ficar com a pele empolada quando a barba está nascendo, a dica é complementar o seu kit com um esfoliante de rosto. Você só precisa usá-lo duas vezes por semana pra pra fazer uma limpeza profunda e remover todas as células mortas da pele. 

> VEJA OS KITS MAIS RECOMENDADOS PRA QUEM TEM BARBA CURTA

Barba grande e já apresentando sinais de ressecamento

Homem com a barba grande

É muito comum que a barba vá ficando mais ressecada à medida em que os pelos crescem. Isso acontece porque eles vão ficando cada vez mais distantes da hidratação natural da pele. Se não cuidar, ela certamente vai ficar ressecada.

Então se sua barba já está maior e começando a ficar mais ressecada, procure por kits com condicionador e óleo de barba

O condicionador é importante porque ele tem a carga eletrostática oposta à do shampoo. Por isso ele sela as escamas que formam a parte mais superficial do fio da sua barba e isso faz com que ela fique mais macia ao toque e mais fácil de controlar. O óleo hidrata e cria cria uma película em torno dos fios que evita o ressecamento ao longo do dia.

E pra quem curte manter o bigode tão longo quanto o barbão, a cera de bigode fecha o pacote. Ela é importante pra manter os fios do bigode no lugar e evitar que eles fiquem entrando na boca.

> VEJA OS KITS MAIS RECOMENDADOS PRA QUEM TEM BARBA GRANDE

Barba rebelde ou precisando controlar o volume

Homem com a barba rebelde

Os fios da barba crescem em velocidades diferentes uns dos outros. Por isso é muito comum ter surgir aquele fio maior espetando pra fora da barba. E é por isso também que é importante aparar as pontas regularmente. Manter os fios com um tamanho uniforme dá inclusive um aspecto de barba mais cheia.

Mas mesmo assim todos nós temos aqueles dias em que a barba amanhece mais rebelde com fios teimando em ficar fora do lugar.

Neste caso, na hora de escolher seu kit, opte por um que tenha um modelador de barba. O modelador tem uma textura leve e fácil de aplicar e funciona como um finalizador que não deixa os fios duros e ainda ajuda a controlar o volume.

> VEJA OS KITS MAIS RECOMENDADOS PRA QUEM TEM BARBA REBELDE E PRECISA CONTROLAR O VOLUME

Barba com pelos encravados ou sinais de foliculite

Homem usando esfoliante facial

Normalmente o pelo da barba encrava quando ele não consegue romper a camada mais superficial da pele. Daí a ponta se curva e ele penetra novamente, ficando por baixo da pele.

Esfoliar e hidratar a pele são duas das maneiras mais eficazes de prevenir os pelos encravados.

Kits que contenham esfoliante de rosto são os mais indicados neste caso. O esfoliante, além de ser feito com sementes de damasco trituradas (nada de micro-esferas de plástico!), ele renova a pele, ajuda a evitar cravos e espinhas e, principalmente, evita pelos encravados que podem infeccionar. 

Uma dica: depois de limpar a pele com o esfoliante use o balm pra hidratar e ajudar na cicatrização.

> VEJA OS KITS MAIS RECOMENDADOS PRA QUEM SOFRE COM PELOS DA BARBA ENCRAVADOS OU FOLICULITE

Barba desenhada ou aparada

Homem fazendo a barba

Quem é barbudo sabe o drama que pode ser dar aquela aparada no pescoço ou regiões do rosto. Qualquer deslize e lá se vai uma parte importante da barba. Por isso o ideal é fazer a barba com um produto que seja transparente e sem espuma, como um gel de barbear.

Assim dá pra ter um controle mais eficaz das regiões que você vai raspar sem causar um acidente grave na barba.

E depois, pra fechar, é sempre recomendado finalizar com balm que tem propriedades calmantes, cicatrizantes e anti-inflamatórias.

> VEJA OS KITS MAIS RECOMENDADOS PRA QUEM QUER APARAR REGIÕES DA BARBA SEM RASPAR DEMAIS POR ACIDENTE

Procurou e não achou o kit exatamente como você quer?

Não tem problema! Aqui no site procuramos sempre criar as combinações de kits que são mais buscadas pela maioria, mas você pode criar o seu próprio kit complementando algum existente ou colocando os produtos separadamente no carrinho. E qualquer dúvida é só escrever! 

Conta aí nos comentários: qual a combinação de produtos que funciona melhor pro seu tipo de barba?

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *