Como Encontrar um Bom Barbeiro

Como Encontrar o Barbeiro Certo Pra Sua Barba

Tá difícil achar barbeiro bom na sua cidade? Já tentou vários e não deu certo? Vou te mostrar como encontrar o barbeiro certo pra você.

Muitos barbudos têm a impressão de que é complicado (pra não dizer impossível) achar um bom barbeiro ou barbeira onde moram.

Acontece que tem muito profissional muito bom por aí, aprendendo e se aperfeiçoando todos os dias.

Mas por que, mesmo assim, tem tanta gente com a sensação de não encontrar nenhum?

Eu acho que a resposta tá em dois fatores:

EXPECTATIVA X REALIDADE

Essa pega muito quem tá começando agora a deixar a barba crescer e tem uma ideia clara de como gostaria que ela fosse. Será que essa sua expectativa bate com a realidade?

A gente é constantemente bombardeado por anúncios ou fotos de barbas grandes, volumosas, muito bem definidas e que não condizem com a realidade da maioria das pessoas.

Cada um tem uma genética, cada rosto tem um formato, os pelos que nascem em você são diferentes dos meus e isso é que é bacana. É o que compõe a nossa identidade.

Esse pra mim é o primeiro grande entendimento que a gente precisa ter antes de botar a nossa barba na mão de um barbeiro ou barbeira. Entender o que é possível fazer e como é que vocês vão chegar lá.

E como é que resolve isso?

PUXE UM PAPO

Tem bons barbeiros que conversam bastante com o cliente antes de começar o trabalho pra entender o que ele gosta e como ele quer.

Mas você pode cruzar com algum que não tem esse costume. E se você não falar, ele pode fazer o que considera o melhor pra você.

O problema é que nem sempre o que o barbeiro acha o mais adequado é aquilo que você espera.

Dê um contexto pra ele: você tá deixando a barba crescer? Ou tá querendo manter ela do mesmo tamanho? Qual é esse tamanho? Faz tempo que você cortou a última vez? Qual é o estilo que você tá querendo deixar?

Se você tem em mente que tudo é uma adaptação e você vai ter uma barba que é sua, e não igual à do modelo que você olhou, você começa a aproximar um pouco mais o que esperar do resultado.

SENSO DE URGÊNCIA

Nem sempre você vai chegar ao resultado final em uma ida ao barbeiro. Principalmente se você tá deixando a barba crescer pra chegar num estilo diferente do que você já tem.

Em muitos casos vai ser preciso aparar, diminuir o tamanho pra barba ir crescendo no formato novo que você quer.

Não ficar igual você espera de primeira, não necessariamente significa que o barbeiro errou. Pode ser só um passo pra chegar lá.

Se a barba já é grande, você só quer aparar, ou mudar pra um estilo mais próximo, ou acabou de mudar de endereço, tá indo numa barbearia nova pela primeira vez ou nem tem um barbeiro fixo seu, como é que faz?

Aqui vai um check list pra melhorar a taxa de acerto:

COMECE PELO BIGODE

Um clássico “erro do barbeiro” é ele raspar demais o bigode. Se você tá deixando seu bigode crescer, fala isso pro cara.

Barbeiro aparando o bigode

A maioria dos homens que vão a barbearia não estão querendo um bigodão pra fazer o handlebar. Eles querem só uma limpeza e evitar que os fios entrem na boca.

Assim, o barbeiro pode assumir que você está junto com a maioria dos clientes dele que querem só uma limpeza na região da boca.

DESENHADA OU NATURAL

Já aconteceu muito de eu fazer a barba com um barbeiro que, por padrão, deixa a barba mais marcada. Por isso é sempre bom enfatizar.

UMA SELFIE VALE OURO

Sempre que você estiver com a barba legal, num estilo que você gostaria de manter, tire uma boa foto de frente e de perfil e guarde no celular.

Essa é uma ótima maneira de mostrar para um barbeiro novo, como você gosta da barba e o que você espera.

CULTIVE UMA RELAÇÃO

No fim das contas, tudo gira em torno da relação que você cria com o seu barbeiro ou barbeira.

Barbeiro aparando a barba

Dificilmente um barbeiro que nunca viu você na vida vai acertar 100% de primeira como você gosta. Se você sai trocando de barbeiro toda vez que não curtir alguma coisa, você só vai atrasar encontrar o profissional certo pra você.

Dê essa chance pro barbeiro te conhecer melhor.

E se não rolar mesmo dele acertar, mude. Mas sem sofrimento! Uma outra coisa que aprendi nesses anos de manutenção da minha barba é não levá-la tão a sério.

É só barba e ela cresce de novo. ;D}}

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *