Como deixar sua barba mais macia em 5 passos

Sabe aquela semana corrida, com muito trabalho, estresse, falta tempo pra academia, pro barbeiro e até pra se alimentar direito? 

Todo mundo em algum momento acaba passando por isso. E semanas assim podem detonar a aparência da sua barba. Ela pode ficar bem mais ressecada, áspera, incomodando e difícil de alinhar. 

Esse foi o caso da minha barba na semana passada. Resolvi experimentei uma rotina nova combinando alguns produtos que normalmente usava em dias diferentes. Deu certo e fez uma diferença no visual e no toque da barba. Senti que ela ficou bem mais macia mesmo no meio de tanto corre-corre e pouco tempo pra me cuidar. 

Então aqui vão cinco passos simples que você pode seguir durante aqueles dias mais pesados:

1 – Otimize o tempo no banho

Entrou no chuveiro, manda ver logo de cara o Shampoo de Barba e enxágue (se for com água fria melhor ainda que você já desperta de vez pro dia que tá começando. Logo em seguida use o Condicionador de Barba e deixe ele ali agindo enquanto você lava todo o resto.

Barbudo no banho usando Shampoo e Condicionador

Esse tempo a mais do condicionador em contato com a barba é importante porque ele tem uma carga oposta à do shampoo e isso ajuda a selar as escamas dos fios. Esse efeito não é imediato por isso quanto mais tempo do condicionador em contato com a sua barba, melhor. Só não deixe de enxaguar bem depois!


2 – Misture Balm com Óleo

O Balm e o Óleo de Barba têm funções distintas, mas eles se complementam muito bem e podem sim ser usados juntos.

Pra isso é simples: depois do banho, com a barba ainda levemente úmida, aplique uma quantidade mais generosa de Balm de Barba e espalhe bem pelo rosto todo e a barba, passando os dedos por entre os fios. O Balm tem Extrato de Algas Marinhas e Aloe vera que, além de hidratar, cuidam da pele do rosto embaixo da barba e evitam o incômodo, irritação e a coceira. 

Óleo e Balm e Barba

Logo em seguida aplique de 5 a 10 gotas de Óleo de Barba na palma da mão, esfregue as mãos uma na outra e espalhe o óleo na barba.

Comece de baixo pra cima no sentido oposto dos fios e termina alisando a barba no sentido dos fios, de cima pra baixo. Assim você distribui o óleo mais uniformemente por toda a barba.

Os óleos vegetais presente no Óleo de Barba vão se misturar com o Balm e criar uma camada em torno dos fios que protege contra o ressecamento. 


3 – Penteie. E depois penteie de novo.

Pra completar o cuidado, penteie bem a barba com um pente de madeira

O pente vai ajudar a distribuir melhor o Balm e o Óleo e alinhar os fios. Sem contar que a sensação de se pentear a barba é boa pra caramba, né? ;D}}

Nessa hora, procure penteá-la por um pouco mais de tempo do que você pentearia normalmente. Uma boa é carregar o pente com você no bolso e sempre que tiver um tempinho, seja no trânsito ou no elevador, dê mais uma alinhada nos fios.  


4 – Pente, sim. Mão, não!

Outra vantagem de carregar o pente com você é usá-lo naquelas horas que sentir aquela vontade de mexer na barba. Todo barbudo sabe que tem hora que é impossível não ficar acariciando e passando a mão na própria barba. Eu mesmo tenho esse vício e chego a arrancar os fios se não me controlo!

Ainda mais se tiver algum estresse rolando se estiver fazendo um trabalho que exige muito a atenção. A mão vai automaticamente pra barba. E isso é um perigo.

O atrito entre os dedos e a barba pode danificar os fios, criar pontas duplas e você ainda pode perder fios saudáveis. Por isso o pente nessas horas é um excelente substituto.


5 – Beba água! Muita água.

A hidratação também vem de dentro pra fora. Nos dias mais corridos é fácil se esquecer de se hidratar. A falta de água no organismo é prejudicial em vários aspectos. E a barba é um deles!

Água

São cuidados simples e não têm muito segredo. É só achar aquela rotina certa pra sua barba e pronto


No fim acabei criando um kit novo ;D}}

Depois de alguns dias seguindo essa sequência de produtos me dei conta de que não existia aqui no site um kit exatamente com essa combinação: Shampoo + Condicionador + Balm + Óleo. Inclusive alguns barbudos já tinham até me perguntado sobre uma combinação assim. Por isso, em homenagem a todos os que me pediram, criei esse kit hoje no site: o Quarteto Vol.3, tanto Jungle Boogie (aroma de mato) quanto o Light my Fire (aroma de lenha).

E você? Tem alguma outra dica pra acrescentar aqui? Divide com a gente aí no comentários.

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.