Aprenda como aliviar de vez a coceira na barba

A coceira na barba é mais comum do que você imagina. Ela aparece principalmente no início do processo de crescimento. Afinal, quem nunca tentou deixar a barba crescer e desistiu no meio do caminho por conta da coceira?

O que causa a coceira e irritação

Uma das principais causas é a falta de hidratação. O uso de shampoos convencionais de cabelo ou certos tipos de sabonete podem ressecar a pele do rosto, removendo a hidratação natural. Assim a pele pode ficar mais sensível e até descamar.

Chão arenoso ressecado e quebradiço

O que muita gente acha ser caspa na barba nada mais é que a pele ressecada descamando. Além disso, assim como as células mortas, a sujeira acumulada na barba pode também causar essa coceira, principalmente quando a pele está mais sensível pela falta de hidratação.

O próprio formato do fio da barba quando aparado é outro motivo pra coceira. Quando a gente faz a barba com uma lâmina, o fio é cortado num ângulo em que ele fica parecido com uma agulha, pontiagudo. Assim, à medida em que ele cresce, o pelo tende a encurvar e arranhar a pele do rosto.

Barba sem coceira em 3 passos

A boa notícia é que é bem simples resolver esse problema. Em 3 passos você resolve esse problema:

1 – Limpe

Lavar bem o rosto e a barba é o começo pra se ver livre da coceira. Procure sempre usar um shampoo específico para a barba. Shampoos convencionais de cabelo não são legais de se usar no rosto. Isso porque eles contêm tensoativos que removem a hidratação da pele.

Barbudo lavando a barba

Já um shampoo para barba é mais leve e regulado para limpar e hidratar tanto a barba quanto a pele por baixo dela. E pra remover as células mortas e deixar o caminho livre para os novos fios da barba crescerem livremente, sem encravar nem inflamar, use um esfoliante facial pelo menos duas vezes na semana.


2 – Hidrate

Hidratar a barba é importante para que os fios fiquem mais macios e não arranhem tanto o rosto. Se sua barba é mais curta você pode partir direto da limpeza para um balm hidratante para barba, de preferência com uma fórmula mais leve e não gordurosa. Bons balms contêm óleos hidratantes na fórmula como o óleo de melaleuca que ajuda a evitar a coceira e irritação e acalmam a pele.

Se sua barba é mais longa, é possível que sua barba precise de uma hidratação mais intensa. Neste caso é legal usar um condicionador para a barba logo após o shampoo. O condicionador normalmente tem a carga eletrostática oposta à do shampoo. Isso faz com que ele sele as escamas dos fios deixando-os mais macios e alinhados.

Homem aplicando óleo de barba

E, depois de lavar e secar levemente o rosto, aplique algumas gotas de óleo de barba da raiz até as pontas. O óleo hidrata e suaviza tanto a pele do rosto quanto os fios e cria um filme protetor que evita o ressecamento ao longo do dia.


3 – Penteie

Pentear a barba ao longo do dia tem duas grandes vantagens: uma que você evita ficar mexendo nos fios com a mão. Mexer demais pode danificar e, em alguns casos, até causar pontas duplas. Outra que pentear ajuda a remover as células mortas e qualquer outra sujeira enquanto alinha os fios e massageia o rosto diminuindo a chance de pelos encravados. Dê preferência aos pentes de madeira que não geram eletrostática e evitam o frizz.

Homem penteando a barba

Pronto. Com isso fica muito mais fácil cultivar uma barba sem sofrer com coceira. Claro que, caso a sua barba continue com alguma irritação ou coceira, a causa pode ser diferente e, por isso, o recomendado é consultar um bom dermatologista.

E você? Tem mais alguma dica? Divide aí com a gente nos comentários.

Gato coçando a barba de um barbudo

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

2 respostas

    1. Su pele pode ser sensível ao barbear, mesmo com um barbeador elétrico. A minha é assim também.
      Por isso um bom pós-barba, como o balm de barba, ajuda bastante ao acalmar e hidratar a pele e também contribuir com a cicatrização e renovação celular.
      Você pode usá-lo depois de fazer a barba com seu barbeador elétrico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *