Câncer de próstata é hereditário? | Novembro Azul

Vários fatores podem ser responsáveis pelo câncer de próstata, e a hereditariedade é um deles — principalmente se houver dois ou mais parentes de primeiro grau portadores da doença, e se esta for descoberta antes de seus 60 anos de idade.

A informação é do Instituto Lado a Lado Pela Vida, responsável pela campanha Novembro Azul no Brasil. Segundo especialistas, o câncer de próstata pode ser definido como hereditário quando:

  • Três ou mais parentes de primeiro grau forem afetados.
  • Dois parentes de primeiro grau forem diagnosticados antes dos 55 anos de idade.
  • Ocorrer em três gerações consecutivas (avô, pai e filho).

Atenção: quando algum desses critérios estiver presente, o risco de desenvolver a doença é de 50% para os indivíduos dessa família.

Além disso, o risco de aparecimento de câncer de próstata é 2,5 vezes maior se o indivíduo possuir um parente de primeiro grau afetado, e maior ainda se esse parente tiver menos de 60 anos de idade.

Mesmo na ausência de sintomas, homens que têm a partir de 45 anos com histórico familiar de câncer de próstata e 50 anos sem histórico devem ir anualmente ao urologista.

. . .
No mês de Novembro, toda a renda dos kits especiais Novembro Azul Sobrebarba, será doada para a campanha Novembro Azul de Combate ao Câncer de Próstata.
Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *