Barbudo sim, lenhador não! Amazônia, aí vamos nós.

Ter um propósito naquilo que a gente faz todos os dias é um prazer muito grande.

Por isso que considero a Sobrebarba muito mais do que uma linha de produtos pra cuidarmos bem das nossas barbas. Pra mim – e todos aqui no QG – ela é também um meio de realizarmos projetos em que acreditamos, sempre junto com milhares barbudos que pensam como a gente.

Como você faz parte disso tudo

Sempre que você usa produtos Sobrebarba, você também colabora com o reflorestamento da Reserva do Uatumã, na Amazônia.

Essa é uma área que já foi muito degradada para criação de pastos. É aí que entram os nossos parceiros do IDESAM (Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas).

Eles ensinam as comunidades lá da reserva a combinar o plantio de árvores nativas com árvores frutíferas e raízes (os chamados SAFs – ou sistemas agroflorestais). Assim estas famílias tiram o próprio sustento e ainda fazem a economia local girar. E, de quebra, recuperam a floresta que foi desmatada.

Por isso que, enquanto você cuida da sua barba com um produto feito com ingredientes naturais de origem vegetal, você também colabora com esse trabalho de capacitação, com a produção das mudas, o plantio e também o acompanhamento destas árvores por até 27 anos depois de plantadas! Praticamente um barbudo que é o oposto de um lenhador.

Aqui você vê o que rolou ano passado. E agora chegou a hora de mais um plantio! o/

A expedição

Nesta segunda (02/04) eu parto pra Manaus. Lá eu vou encontrar a galera do IDESAM e, na terça-feira, começa a nossa expedição até a Reserva.

Logo cedo a gente sai de Manaus e pega 339km de estrada até Itapiranga. E de Itapiranga são mais cinco horas de barco, navegando pelo Rio Uatumã.

Vou passar a semana toda lá vendo de perto os benefícios que o projeto tem gerado, vou reencontrar as famílias que fazem o programa existir e também ajudar no novo plantio das nossas árvores. Empolgado pra caramba.

Será também uma semana sem celular nem wi-fi. Mas fica ligado que, assim que voltar, vou ter muita história pra contar. ;D}}

Pelo menos até acabar a conexão você pode ir acompanhando tudo pelas fotos e stories no Instagram @sobrebarba. Segue lá!

Carbono Neutro

Outra parte importante desse projeto é que, com o plantio das árvores, pretendemos a neutralizar toda a emissão de carbono gerado pela Sobrebarba, desde a fabricação dos produtos até a entrega do seu pedido aí na sua casa.

O primeiro passo tem sido calcular nossa emissão de carbono. Daí vamos descobrir quantas árvores serão necessárias para a neutralização. Mas este já é um assunto pra outro post… 

Agora vou correr que a mala ainda não tá pronta! Obrigado e parabéns por ajudar nesse projeto!

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *