Uma homenagem à era de ouro do Boxe Português

Quer uma experiência 100% old school de barbearia em um dos tesouros mais bem escondidos de Lisboa? Vai na Belarmino.

Barbeiros fazendo corte e barba na Belarmino

Localizada no Bairro Alto, entre a Avenida da Liberdade e a Praça dos Restauradores, esta barbearia já vale a sua visita pela proposta conceitual.

Vou tomar a liberdade de citar na íntegra como eles mesmos se descrevem:

Nos tempos idos de Belarmino, o grande pugilista de Lisboa, a vida dura e por vezes madrasta não chegava para mandar os homens abaixo. Não era a riqueza que fazia o cavalheiro: era a ética, o trabalho, o brio, o aprumo.

Na barbearia Belarmino o espírito é mais ou menos esse: não importa que história e fortuna tem o homem. Quando se levanta de uma das duas cadeiras Belmont vai pronto a ouvir, ao dobrar uma esquina de Lisboa ou de qualquer cidade do mundo: “Vai ali um cavalheiro”.

Explicando… A barbearia é uma homenagem ao Belarmino Fragoso, um grande pugilista Português dos anos 60 e que é um ícone até hoje.

É uma barbearia pequena, cabem só duas cadeiras, e a decoração do lugar é recheada de luvas e retratos da era de ouro do boxe português (claro, do Belarmino também).

Miguel e Franklin

Miguel Leão é um dos mais respeitados barbeiros de Lisboa. É um cara fixe (cool), tatuado e sempre disposto a um bom papo.

Mas… para fazer a barba com ele, é preciso fazer uma reserva com pelo menos umas 2 a 3 semanas de antecedência (e ele não costuma fazer reserva para quem não conhece). O lance ali é chegar e esperar uma, duas horas, até ser atendido.

O corte também costuma levar em média 1 hora para finalizar. Ou seja… é pra quem tem tempo.

Entrada da Belarmino

Mas tempo é algo diferente em Lisboa. Aproveite a oportunidade pra tomar uns copos (o lugar tem uma geladeira sempre cheia), conversar com a galera e entrar no clima. Trabalham com ele sempre dois brasileiros.

Já me disseram que, antes de começarem a receber, passam um mês pelo menos só aprendendo as técnicas do Miguel (que, dizem as lendas, foi pupilo de um dos barbeiros mais antigo de Lisboa – mas essa história fica para um próximo post…).

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *