Barba e secador de cabelo combinam? Pode usar?

O primeiro passo pra se ter uma barba mais macia e saudável é mantê-la sempre limpa usando um shampoo de barba específico para o rosto. Mas se você errar a mão na hora de secar, ela pode acabar danificada e até com pontas duplas. 

Toalha ou secador? Tem um jeito certo pra cada um deles.

Tanto a toalha quanto o secador são válidos e têm suas vantagens. Mas antes de sair ligando o secador na tomada, comece com a boa e velha toalha.

Aqui vão algumas dicas importantes pra algo tão corriqueiro quanto secar o rosto: evite esfregar a toalha com muita força. O atrito forte entre os pelos e a toalha pode danificar os fios e isso certamente vai fazer sua barba parecer mais desgrenhada. O lance é passar a toalha com calma, no sentido dos fios.

Secando a barba com uma toalha

No final ela deve ficar levemente úmida. Este é o ponto ideal pra hidratá-la com um Balm ou Óleo.

Muita gente para por aí e tudo bem, mas muitos barbudões preferem terminar de secar a barba com um secador de cabelo.

Confesso que a primeira vez que vi isso achei estranho. Poxa, um vento quente na cara não pode ser lá muito saudável pra barba… Por isso falei com alguns barbeiros de confiança e aprendi que o secador pode ser legal, sim, principalmente para barbas mais longas. Ele até ajuda a controlar melhor o volume. Mas precisa ter cuidado! A dica mais importante que ouvi de todos eles foi: use o secador em uma temperatura baixa!

O ar quente danifica os fios e vai deixá-los ainda mais ressecados, frágeis e quebradiços.

Uma boa técnica é passar um pouco de Balm antes do secador. Isso vai proteger melhor os fios do ressecamento e ajudar na hidratação.

Enquanto seca a barba, apontando o vento no sentido dos fios, de cima pra baixo, você pode usar um pente de madeira ou uma escova de cerdas duras pra alinhar os fios e controlar melhor o volume.

Pra arrematar, você ainda pode aplicar algumas gotas de óleo de barba, passando os dedos da raiz até as pontas no sentido dos fios. O óleo vai criar um filme protetor sobre os fios e evitar que eles ressequem ao longo do dia, dando mais brilho e maciez.

Você tem alguma outra técnica que funciona bem pra você? Divide aí com a gente nos comentários!

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.