Barba Dura: Como Deixar os Pelos Mais Macios

Já sentiu sua barba mais dura que o normal? Os pelos rígidos, difíceis de alinhar?

É comum os pelos da barba serem mais grossos e crespos. Isso é uma característica natural deles.

Porém você pode tomar alguns cuidados pra que os pelos fiquem mais macios e fáceis de alinhar, evitando que eles fiquem duros.

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 

Você sente que a barba está mais enrijecida quando ela começa a arranhar, fica difícil de pentear, você passa o pente e ela continua do mesmo jeito.

Isso está ligado a um problema clássico que todo mundo que deixa a barba maior tem: falta de hidratação e ressecamento.

Se a sua barba já tá nesse ponto, tem umas dicas aqui que podem ajudar:


APROVEITE CADA MINUTO DO SEU BANHO

Normalmente a gente lava a barba, enxágua, passa um condicionador, enxágua de novo e segue com o banho.

Faz o seguinte: o início é igual, comece normalmente com o shampoo de barba. Se puder tomar um banho frio, melhor ainda.

Homem tomando banho e lavando a barba

A água quanto mais quente, mais ela tira a oleosidade natural da pele e resseca os pelos.

Eu estou tomando banho frio vai fazer um ano já. Pra quem não está acostumado, no início é um sofrimento, mas cara, insiste.

Banho frio melhora a circulação sanguínea, aumenta a produção de endorfina, acelera o metabolismo, fortalece o sistema imunológico, você ainda economiza luz ou gás e ainda faz um bem danado pra aparência do seu cabelo e da sua barba. Só tem benefícios.

Depois de lavar com shampoo de barba, aplique o condicionador e acrescente umas gotas de óleo de barba nele.

Tome o seu banho normalmente e deixe pra enxaguar a barba só bem no final.

Esse tempo do condicionador e o óleo em contato com a barba faz toda diferença. O condicionador tem uma carga oposta à do shampoo e sela as escamas dos fios. Só com isso você já vai perceber uma diferença.


DUPLA HIDRATAÇÃO

Saiu do banho, enxugue. Se usar secador de cabelo pra secar a barba, vento frio! A gente está tentando fugir ao máximo do calor aqui, lembre-se disso.

E aí vem a hidratação em dois passos: primeiro com o Balm de Barba. Esfregue bem mesmo, primeiro de baixo pra cima, depois de cima pra baixo. Espalhe bem o Balm.

Homem usando óleo de barba

Como uma barba dura costuma ficar também mais embaraçada, use um pente garfo, que tem dentes maiores e mais espaçados pra desembaraçar.

Acabou de hidratar com o Balm, use o Óleo de Barba de novo. Algumas gotas na palma da mão, esfrega e aplica sobre os pelos. De novo o pente é uma boa pra distribuir bem o óleo por toda a extensão dos pelos, da raiz até as pontas.

Com isso você acabou de hidratar bem a barba com o Balm e protegeu essa hidratação com o Óleo que cria uma camada em torno dos fios.


BEBA ÁGUA. MUITA ÁGUA

Uma das principais causas de ressecamento é a falta de hidratação do corpo. Então, meu amigo, beba muita água.

Eu costumo ficar com uma garrafinha do lado sempre. Se não eu acabo me esquecendo de beber água e só percebo quando já estou com muita sede.

Não deixe chegar nesse ponto. Ter uma alimentação balanceada e se hidratar bem é mais de meio caminho andado pra uma barba com aparência saudável.


MODELADOR PRA ALINHAR OS FIOS

Com o tempo a sua barba já vai ficar mais macia. Dependendo do quanto ela estava ressecada, pode ser que você precise de uma ajudinha pra alinhar os fios mais rebeldes e controlar o volume.

Modeladores de Barba

E aí entra o Modelador de Barba. Ele é pra finalizar, usando sempre por último: um pouquinho na ponta dos dedos, passou no sentido dos fios como se estivesse acariciando a barba com movimentos repetidos e pronto. Barba alinhada.

É isso aí, meu camarada! Tem dúvida, ideia pra mais conteúdo? Manda aqui nos comentários.

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *