Estas são as Barbas Mais Surreais do Mundo

O campeonato que acontece a cada dois anos rolou no primeiro fim de semana de setembro em Austin, Texas (EUA), e premiou as criações mais inusitadas

De dois em dois anos, barbudos e entusiastas se reúnem no World Beard and Mustache Championships pra celebrar seus pêlos e ver aqueles mais dedicados desfilarem suas criações em formato de barba, competindo em inúmeras categorias, como bigode, barba parcial e barba completa.

A edição deste ano rolou no último fim de semana em Austin, no Texas, coincidindo com o Dia Mundial da Barba que acontece todo primeiro sábado de Setembro.

O prêmio máximo foi dado a Jason Kiley. Já MJ Johnson levou na categoria cheek-beard, enquanto Norbert Topf foi premiado na categoria “barba parcial”.

Mas o mais impressionante talvez tenha sido Isaiah Webb, que ficou irreconhecível por trás do focinho de cachorro que fez com a própria barba — levando o segundo lugar na categoria freestyle de barba longa, além do prêmio Big Joe Johnson Showmanship.

Assista aos bastidores da premiação neste vídeo aqui:

O COMEÇO

Os primórdios da competição são cercados por mistérios e controvérsias. Um grupo de italianos reivindica a realização do primeiro campeonato no norte do país no início dos anos 1970, mas os organizadores do evento dizem acreditar que quem começou essa história foi o First Höfener Beard Club de Höfen/Enz, uma pequena cidade da Alemanha. Em 1995, o mesmo clube organizou o campeonato na vizinha Pforzheim.

Depois daquela edição, clubes de barba regionais do norte da Europa começaram a organizar competições internacionais a cada 2 anos. Em 1997, o Norwegian Moustache Club (clube norueguês do bigode), com sede em Trondheim, sediou o evento por lá mesmo. Dois anos mais tarde, foi a vez do Swedish Moustache Club (Svenska Mustaschklubben, o clube sueco do bigode) organizar a competição em Ystad, no extremo sul da Suécia.

PORTLAND 2014

Em 2014, o World Beard and Moustache Championships aconteceu em Portland, Oregon, em 25 de outubro, quebrando a tradição de ser apenas de 2 em 2 anos. Aquela edição refletiu a explosão no interesse dos homens por suas barbas, além do crescimento do número de clubes de barbas por todos os Estados Unidos.

No ano seguinte, o concurso voltou à Europa, com a vila alpina de Leogang, na Áustria, servindo de palco para a competição, organizada pelo East Bavarian Beard Club.

O blog Beardoholic até fez recentemente um levantamento dos 9 maiores campeonatos do mundo e o que é preciso pra ser candidatar em cada um deles.

Será que o Brasil um dia entra neste calendário?

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *