A Hora Certa pra Você Usar Óleo de Barba

Como é que você sabe que chegou a hora de usar óleo de barba?

Isso pode variar dependendo do tamanho e de outras características da barba. E aqui tem algumas dicas pra você encontrar a hora certa pra você.

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 


Tamanho Importa

Os pelos da barba aproveitam muito da hidratação natural da pele. Na raiz de cada pelo tem uma glândula sebácea, responsável por secretar sebo, que é um hidratante natural pro fio.

Acontece que quanto maior a barba, mais longe ela fica dessa hidratação natural e tende a ficar mais ressecada. E é normalmente aí que entra o óleo de barba – pra repor a hidratação que faltava.

Homem Barbudo

Por isso o tamanho é uma das condições pra você saber se chegou a hora de usar óleo de barba. E mesmo assim pode variar.

Pra minha barba, por exemplo, eu sei que ela está chegando a um tamanho que já preciso usar óleo quando eu faço isso aqui: no banho eu passo a mão no sentido oposto dos fios e fecho os dedos.

Se eu conseguir segurar os fios com força, é sinal de que eles já cresceram a ponto de começar a precisar de um óleo na hidratação.


Sensação de Ressecada

Uma outra medida pra saber a hora de usar óleo é a sentir se barba muito seca ou áspera passando a mão e com um pente de leve sobre os pelos.

Se a mão não deslizar tão fácil ou o pente começar a agarrar, é um sinal que ela pode estar precisando de óleo de barba.


De manhã ou à noite?

Prefiro usar o óleo de manhã já que a função dele é proteger os fios contra o ressecamento ao longo do dia.

Já à noite, quando fico em casa, hidrato a barba somente com o balm de barba, que é não oleoso e mais refrescante. Ótimo pra ser usado antes de dormir.


A Ordem Certa

Você pode usar o óleo de barba junto com o balm pra dar uma turbinada na hidratação.

Neste caso eu prefiro usar primeiro o balm no rosto e na barba toda. E logo em seguida o óleo de barba.

O balm hidrata os pelos e o óleo complementa essa hidratação protegendo e fazendo com que ela dure mais, sem ressecar e sem precisar reaplicar de novo durante o dia.


A Quantidade Certa

Tá, você descobriu e acha que está na hora de usar óleo de barba. Qual a quantidade certa? Não existe um padrão exato pra quantas gotas cada barba precisa. Você vai descobrir quantas a SUA BARBA precisa.

Homem Barbudo

E pra isso o ideal é começar com poucas gotas e ir aumentando aos poucos, sentindo a diferença.

Eu começaria com 3 gotas na palma da mão. Esfrega as mãos pra aquecer o óleo e liberar mais o aroma e com as palmas das mãos você espalha o óleo de barba sobre os pelos.

Com os dedos massageie da raiz até as pontas. Você pode também usar um pente pra espalhar melhor o óleo por toda a extensão dos fios.

Deixe o óleo agir por um tempo. Use assim por alguns dias e perceba se vale aumentar a quantidade. Aumente de gota em gota até chegar na quantidade ideal pra você.

Barbas mais longas podem precisar de sete a dez gotas.


Nova Tampa

Aproveitando que tô falando de óleo de barba, deixa eu te contar uma novidade em primeira mão aqui no canal. A partir desta semana o modelo de tampa dos óleos de barba será gradualmente substituída.

Sai a tampa com conta-gotas e entra a tampa com este gotejador um frasco. É mais prático pra usar e também mais seguro e econômico.

Eram muitos os casos de barbudos desastrados (como eu) derrubando o frasco na pia sem ter fechado.

Óleo de Barba vazando

Eu mesmo já o derrubei algumas vezes. Com esse gotejador, se acontecer um acidente e você esbarrar no frasco ele não vaza.

Com o bico dosador, acaba este problema. Pode esbarrar à vontade no seu frasco de óleo na pia. ;D

Novo Óleo de Barba com Tampa Dosadora

Se você curte muito o conta-gotas, segura o que você tem em casa porque ele continua se encaixando no frasco.

E é isso, meu camarada. Alguma dúvida sobre o uso de óleo de barba? Manda aí no comentário.

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *