7 Dúvidas Mais Frequentes Sobre Cuidados Com a Barba

Diariamente recebo algumas dúvidas de barbudos sobre o uso correto de produtos e cuidados em geral com a barba.

E toda quinta-feira tem rolado uma sessão de perguntas e respostas nas stories do Instagram @sobrebarba. Tem sido uma troca bem legal.

Aqui tem 7 das perguntas mais frequentes da última semana. Dá uma olhada:


1. Posso lavar a barba com o shampoo de barba mais de uma vez ao dia?

ÁguaPode, sim! A formulação do shampoo de barba foi criada especialmente para ser usada no rosto com mais segurança, sem remover a hidratação natural da pele. Assim ele não resseca a pele do seu rosto como shampoos convencionais de cabelo.

Além disso ele tem o pH neutro e não contém tensoativos nem sulfatos como shampoos comuns. Pode lavar à vontade e lembre-se de sempre reforçar a hidratação depois com Balm ou Óleo de Barba


2. Posso usar o Balm depois do banho antes de dormir?

Leão dormindoPode e é muito bom, inclusive!

Eu mesmo uso todas as noites. O Balm de Barba é um hidratante sem enxágue com uma textura leve e não oleosa. Assim você não corre o risco de manchar o travesseiro. Além de dar uma sensação agradável e refrescante no rosto, ele mantém a barba bem cuidada até a manhã seguinte. 

Se você dorme em um ambiente com ar condicionado, o uso do Balm é interessante pois ele ajuda a evitar o ressecamento.

3. O que é recomendado para evitar a caspa na barba?

Poeira voando nos cabelosNa maioria dos casos, o que parece uma caspa na barba é na verdade a pele do rosto ressecada que está descamando. Isso normalmente acontece quando usamos um shampoo convencional de cabelo ou certos tipos de sabonete que removem a hidratação natural da pele.

Por isso é importante usar produtos específicos para o rosto como o Shampoo de Barba e manter a pele bem hidratada, aplicando o Balm ou Óleo de Barba da raiz até as pontas.

De toda forma, caso a descamação continue mesmo com a hidratação, é recomendado consultar um dermatologista.


4. Pode usar secador de cabelo na barba?

Vento forteÉ até bom usar um secador de cabelo para secar a barba. Principalmente as barbas mais longas. Mas tome muito cuidado com a temperatura. Evite ao máximo usar o secador na temperatura quente.  

O ar quente danifica os fios e pode deixá-los ainda mais ressecados, frágeis e quebradiços. Uma boa técnica é passar um pouco de Balm antes do secador. Isso vai proteger melhor os fios do ressecamento e ajudar na hidratação.

Enquanto seca a barba, apontando o vento no sentido dos fios, de cima pra baixo, você pode usar um pente de madeira ou uma escova de cerdas duras pra alinhar os fios e controlar melhor o volume.

Pra arrematar, você ainda pode aplicar algumas gotas de Óleo de Barba, passando os dedos da raiz até as pontas no sentido dos fios. O óleo vai criar um filme protetor sobre os fios e evitar que eles ressequem ao longo do dia, dando mais brilho e maciez.

Aqui tem um post com mais detalhes sobre o uso do secador ou a toalha para secar a barba.


5. Melhor ir aparando diariamente a barba ou deixar crescer livre, leve e solta?

BonsaiNão precisa aparar diariamente, mas aparar é importante no cuidado com a barba. É que os fios crescem em velocidades diferentes uns dos outros. Com o tempo a barba vai ficando com um aspecto mais desgrenhado e sem forma.

Daí a importância de se aparar principalmente estes fios que crescem mais rápido, mesmo se o seu objetivo é ter uma barba grande. O tempo para aparar varia de pessoa pra pessoa.

A dica é perceber quando a sua barba já está com um aspecto mais irregular ou parece estar com menos volume.

Aqui tem um post com mais detalhes sobre a importância de aparar a barba regularmente.


6. O que você recomenda para fios quebradiços da barba?

Pedaços quebrados de madeira

Muita hidratação! Inclusive na alimentação:

– Beba bastante água, tenha uma alimentação balanceada e saudável e pratique exercícios. Isso realmente faz diferença.

– Use shampoo e condicionador de barba sempre que for lavá-la, evitando água muito quente. Água morna ou fria são ideais.

– Em seguida hidrate bem com algumas gotas de Óleo de Barba. Ele cria uma camada protetora em torno do fio que ajuda a evitar o ressecamento ao longo do dia.

– Evite passar a mão nos fios. É difícil, eu sei. Acariciar a barba durante o dia pode ser um vício pra muitos barbudos, mas o atrito pode danificar os fios. Uma dica é ter sempre um pente de madeira à mão. ;D}}


7. Posso pentear a barba após passar o Modelador ou não precisa?

Claro! Mas é uma boa primeiro aplicar com as mãos, fazendo um movimento repetido no sentido dos fios.

Você vai ver que a cada passada de mão a barba vai ficando um pouco mais controlada, até chegar ao ponto que você quer. Depois, se preferir, pode finalizar com o pente de madeira para alinhar.

Quinta-feira tem mais uma rodada de perguntas e respostas no Instagram @sobrebarba. Segue lá e participa também!

Todas as respostas das semanas anteriores estão aqui na nossa Central de Ajuda.

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *