4 Dicas pra Cuidar da Barba nos Dias Mais Frios

Ainda nem chegou o inverno mas por aqui o frio tá pegando. E como é que faz com a barba ou o bigode?

Os pelos da barba e do bigode ficam bem mais secos e incomodam se não tomar cuidado.

Aqui tem 4 dicas fáceis pra você incorporar no dia-a-dia e manter a barba sempre macia e bem hidratada nos dias mais frios do ano.

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 


1. EVITE ÁGUA QUENTE

Eu sei que a sensação de um banho bem quentinho é muito boa no inverno, mas exagerar na temperatura e no tempo do banho só vai deixar a pele mais ressecada.

É que a água muito quente tira hidratação natural da pele. O ideal seria tomar banho frio sempre, mas um morno já dá conta do recado.
Se não aguenta tomar um banho menos quente, deixa pelo menos pra lavar a barba fora do banho, na pia com água fria depois.


2. VARIE O USO DO CONDICIONADOR

Tem duas variações no uso do Condicionador que você pode adotar bem no frio. Ou no calor quando o clima estiver muito seco também rola:

Um deles é o “co-wash” – que é basicamente pular o shampoo um dia e lavar a barba só com o condicionador.

Lavando a barba

Para o cabelo tem alguns condicionadores que são específicos pra isso. Mas no caso da barba, esse condicionador já foi pensado pra isso.

Ele é leve o suficiente pra você usar no rosto em contato direto com a pele e pode ser usado como um “co-wash”.

A dica é usar o condicionador logo no início do banho, deixar ele agindo na barba e deixa pra enxaguar só no final.

Se a sua barba tá seca demais e a sua pele está descamando por conta do frio, você pode pingar umas gotas de óleo de barba na mão, junto com o condicionador e aplicar no banho.


3. TURBINE A HIDRATAÇÃO

Não importa a época do ano, deixar a barba bem hidratada é importante pra que os pelos fiquem mais alinhados e sem arranhar.

Só que no inverno a hidratação é ainda mais importante.

Por isso o inverno é uma boa época pra usar balm e óleo juntos. Gosto de usar o balm primeiro e depois o óleo.

Óleo de Barba

Dessa forma o Balm hidrata a barba e também a pele embaixo dela. E o óleo vem na sequência criando uma camada protetora em torno dos fios evitando que eles ressequem rápido.

Quem tá usando só bigode como eu, a cera de bigode ajuda bastante também. Ela é feita pra modelar e dar forma ao bigode. E como ela é feita com óleo de coco e carnaúba, ela também hidrata e protege os pelos.

Pra fechar, penteie com um pente de madeira ou uma escova para barba. Assim você distribui melhor o balm ou óleo por toda extensão dos fios e ainda dá aquela alinhada nos pelos.


4. BARBA SEMPRE SECA

No frio a barba pode demorar mais a secar. Por isso cuidado pra não dormir com ela ainda úmida. Seque bem pra evitar o surgimento de fungos e problemas na pele embaixo da barba.

Pra secar não tem segredo: toalha ou um secador na temperatura mais baixa possível. O ar muito quente também danifica os fios e pode deixá-los frágeis e quebradiços.

Uma outra dica também na hora de usar secador é não ficar com ele nem muito próximo do rosto e nem parado. O ar tem que estar sempre em movimento.

É isso! Se tiver mais alguma dica, divide aí com todo mundo nos comentários.

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *