Não é só deixar a barba crescer: 4 dicas importantes

Já cheguei a pensar que barba de verdade é barba grande que cresce solta. Quanto maior, melhor. Mas não podia estar mais enganado.

Nesses anos todos cuidando da minha, acertando e errando, deu pra perceber que, na real, o tamanho é o que menos importa.

O que causa uma boa impressão é o quanto a barba está bem cuidada e o quanto você se sente bem e confortável com ela.

E tem 4 cuidados muito simples que fazem toda a diferença e, muitas vezes, a gente acaba deixando de lado:

1. Atenção à linha do pescoço

Um erro bem comum é raspar o pescoço muito acima da linha ou não raspar de jeito nenhum. Ou sua barba vai ficar alta demais, parecendo uma faixa no rosto, ou com um aspecto desleixado.

Linha do pescoço

Pra achar essa linha é fácil. Com a cabeça reta olhando pra frente, bota o dedo no gogó e veja onde acaba o pescoço e começa a curva do maxilar. Nunca raspe acima dessa curva. Essa altura varia de homem pra homem e pode ir de 1 a 2 dedos.

Uma boa pra barbudos é usar gel de barbear no lugar da espuma. O gel ajuda a lâmina deslizar sem arranhar o rosto e tem a vantagem de ser transparente e sem espuma. Perfeito pra fazer a barba sem raspar além da linha do pescoço.

2. Hidratação é todo dia

Óleo ou balm de barba são cuidados diários e não só pra aquele encontro no fim de semana ou pro casamento do seu primo. É o uso contínuo que faz diferença.

3. Tesoura na mão

Sabe aquele pelo que cresce mais rápido e fica espetado pra fora? Numa barba grande ele passa batido mas se sua barba é mais curta ele vai aparecer bem mais.

Tesoura na mão

Faço assim: sempre que saio do banho, já de frente pro espelho, penteio rápido a barba e checo se tem algum pelo espetado. Com uma tesoura boa (e muito cuidado!) corto essas pontas. Só depois passo o balm ou óleo pra hidratar.

Isso não substitui aquela ida ao barbeiro pra dar um arremate geral mas deixa o seu visual do dia-a-dia bem mais arrumado. Vai por mim!

E se a quantidade de pelos espetados já é grande demais pra aparar sozinho, um modelador de barba pra controlar o volume enquanto você não vai ao barbeiro é uma beleza.

4. Treinar a direção certa dos pelos

Tá com a barba nascendo numa direção estranha ou criando um redemoinho? Uma boa escovada diária com escova de barba ajuda ela crescer na direção que você quer e ainda ajuda a espalhar melhor o balm ou óleo pelos fios e melhora a circulação na raiz.

Tem mais alguma dica pra dividir com a gente? Conta aqui nos comentários.

Samuel Tonin

Samuel Tonin

Um nerd que curte escrever umas paradas, editar uns vídeos, tomar uns cafés, passar dias de chuva jogando videogame e fundador da Sobrebarba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *